quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Marcha de abertura do FST 2012 levou 20 mil às ruas de Porto Alegre

Publicado em 25/01/2012
 
O forte calor e a chuva que caiu na tarde de terça-feira, 24, não atrapalhou a marcha de abertura do Fórum Social Temático 2012 – “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental” que reuniu mais de 20 mil pessoas nas ruas do centro de Porto Alegre.
A marcha foi considerada um sucesso pela comissão organizadora do evento e mais uma vez, mostrou que o Fórum é um espaço da pluralidade, reunindo os mais diversos movimentos sociais do Brasil e do mundo.
A delegação da CUT ressaltava a necessidade de construir um novo processo de desenvolvimento onde o trabalho decente e a reforma agrária sejam os pilares de sustentação.

Durante todo o trajeto, os dirigentes Cutistas alertavam para a necessidade de debater mecanismos que tornem um novo mundo possível, o que passa pelo enfrentamento a crise gerada pelo capitalismo e seus danos para a sociedade e principalmente, o meio ambiente.
Diversos teatros que criticavam a mudança no Código Florestal Brasileiro foram encenados. Essa edição do FST é uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20.
Como um espaço aberto e plural, a programação do Fórum é fundamentalmente constituída por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, relacionadas ao tema do evento.
O governador Tarso Genro, o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o ex-governador, Olívio Dutra, os prefeitos das cidades que sediam as atividades do FST e diversos secretários estaduais acompanharam a Marcha.

Para o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, a Marcha superou as expectativas. “Nem a chuva atrapalhou, conseguimos unir os movimentos e dialogar com a sociedade. Com certeza teremos um grande Fórum Social”, afirmou.
A caminhada iniciou no largo Glênio Peres e seguiu até o anfiteatro Pôr do Sol, onde aconteceram os shows de abertura do FST 2012.
O FST acontece até o dia 29 de janeiro de 2012 e tem atividades em Porto Alegre e nas cidades da região Metropolitana: Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Texto e fotos: Renata Machado - CUT/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário