segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sindbancários assina acordo de CCP com Banco do Brasil

Após quase dois anos de negociações, o Sindbancários  retomou o acordo que estabelece as Comissões de Conciliação Prévia com o BB, e seguindo exemplo da CONTRAF-CUT, assinou, no dia 26 de abril, o termo de adesão para instituição das CCP no Banco do Brasil.

A partir de agora, o bancário empregado do BB que rompeu o vínculo empregatício protocola um pedido junto ao Atende Bem do SindBancários. Após isso, o Sindicato passará a acompanhar a seu processo junto ao banco.

A Comissão de Conciliação Prévia é uma grande conquista e uma oportunidade para os bancários do BB resolverem problemas que ocorreram durante o percurso da carreira. O fato de o bancário, devidamente representado por seu sindicato, ter acesso a negociação direta, agiliza todo o processo de negociação. O fato de contornar um processo demorado na justiça do trabalho, mostra que é possível avançar e, ao mesmo tempo ter demandas atendidas no processo.

O principal avanço conquistado nas negociações diz respeito à forma de cálculo das indenizações requeridas pelo trabalhador. No modelo antigo, o banco definia um paradigma e deixava de especificar o montante destinado a cada item quitado. A partir de agora, o banco fará os cálculos caso a caso e definirá valores específicos para cada item solicitado pelo trabalhador.

"Esse novo acordo assinado pouco difere daquele de 2007. O avanço significativo está na forma como o banco conduzirá as solicitações de cada ex-trabalhador", vamos estar atentos e cobrar agilidade nos processos”, afirma Pedro Loss, Diretor de Comunicação em exercício, do SindBancários e funcionário do BB.

“Entendo que esse acordo atende as reivindicações do movimento sindical. A CCP tem caráter voluntário e contempla, entre os principais pontos, a análise caso a caso, a quitação exclusiva das verbas pleiteadas, prazo de conciliação de 30 dias e fim do caráter de incentivo à demissão, entre outros pontos”, afirma o Diretor do SindBancários e também funcionário do BB, Flávio Pastoriz.

TEXTO: Assinatura de Acordo de CCP com BANCO DO BRASIL
POR: Flávio Pastoriz (Articulação Bancária de Porto Alegre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário