terça-feira, 6 de março de 2012

05/03/2012

Contraf-CUT prepara retomada do CRT e do Fórum de Saúde do Santander 

A Contraf-CUT está preparando a retomada do Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) e do Fórum de Saúde e Condições de Trabalho junto ao Santander. Trata-se de mesas de negociação e debates previstos no acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

A entidade aguarda o agendamento das duas reuniões, o que deve ocorrer na primeira quinzena de março.


"Solicitamos aos sindicatos e federações o envio de sugestões de demandas para inclusão na pauta de reivindicações a ser encaminhada ao banco nos próximos dias", afirma o funcionário do banco e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.


As sugestões devem ser remetidas pelas entidades para a coordenadora interina da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani, através do e-mail
mariarosani@spbancarios.com.br até quarta-feira, dia 7, às 16h.

Fonte: Contraf-CUT
A Cassi não pode virar CAMIL. SindBancários apoia a Chapa 1 



Seg, 05 de Março de 2012 18:33

Jornais de economia do país inteiro noticiam a criação de nova empresa de mercado de saúde envolvendo Cassi e Amil. À frente das discussões estaria a direção do Banco do Brasil e dirigentes da Cassi.

A ideia, segundo os jornais, seria o banco oferecer os planos administrados pela Cassi como patrimônio em suposta negociação para formação de uma nova empresa. Isto configura um escândalo e um ataque aos direitos dos funcionários conquistados em anos de luta e trabalho.

Estranho nessa discussão é que este negócio afete o interesse de mais de 500 mil vidas de funcionários e seus dependentes. Falta o posicionamento claro de diretores eleitos da Cassi que deviam ser os nossos defensores e permanecem calados sem nada dizer desde agosto de 2010.

Mas esta não é a primeira e também certamente não será a última vez que ataques desse tipo serão feitos contra a Cassi. O pior em tudo isso, repetimos, é o silêncio de quem deveria nos defender na direção da Cassi. O caso é muito similar à discussão do nosso plano odontológico, em que os mesmos diretores atuais defenderam a criação de um plano fora da Cassi e em sociedade com outras empresas.

Nós, da Chapa 1 - Cuidando da Cassi, denunciamos esse ataque e cobramos do banco posicionamento sobre a questão, pois, como todos sabem, as caixas autogeridas não podem ser transformadas em empresas de mercado. E, ao tentar criar empresa desse tipo, o banco acena com ataque aos direitos conquistados pelos funcionários e a um patrimônio construído por sucessivas gerações de funcionários.

Outra vez será a força do funcionalismo que impedirá mais essa ação de dirigentes do banco que, ao longo de décadas, pouco fizeram e fazem para preservar nosso patrimônio.

Vamos, juntos, cuidar da Cassi e impedir que ações desse tipo tenham curso.

Chapa 1 - Cuidando da Cassi. O SindBancários apoia os integrantes da Chapa 1, recomendo seu vote nos companheiros que integram esta nominata.


Fonte: Seeb-DF

Última atualização em Seg, 05 de Março de 2012 18:47

segunda-feira, 5 de março de 2012

29/02/2012

Eleições ao Comitê Gestor do Plano II do Banesprev começam nesta quinta

Crédito: Afubesp
Afubesp Camilo Fernandes, Vera Marchioni e Walter Oliveira: Mãos Dadas pelo Banesprev

Começam nesta quinta-feira, dia 1º, e se estendem até o dia 15, pela internet ou por correio, as eleições ao Comitê Gestor do Plano II do Banesprev. A Afubesp, a Contraf-CUT e várias entidades sindicais apoiam a chapa Mãos Dadas pelo Banesprev, que é composta por Camilo Fernandes, Vera Marchioni e Walter Oliveira.


Votam os participantes e assistidos do Plano II, que escolham seus representantes pela primeira vez para o Comitê Gestor. Mas antes é preciso saber a finalidade deste colegiado e conhecer sua importância.


O Banesprev tem seis planos, com regulamentos diferenciados, que se refletem em contabilidade, controle e relatórios próprios. O Estatuto rege todo o Fundo, assim como os Conselhos Deliberativos, Fiscal e Comitê de Investimentos organizam toda a estrutura financeira, administrativa e previdenciária.


Já os comitês gestores são segmentados, visando atuar com mais transparência e controle dos planos, é o que já ocorre há bastante tempo com os planos V e Pré-75 e mais recentemente com o Plano II. Assim, este órgão tem o objetivo acompanhar e fiscalizar os recursos financeiros do Plano II, e por consequência auxiliar os trabalhos dos conselhos Deliberativo e Fiscal do Banesprev.


Por tratar-se de um plano de Benefício Definido (BD), seus integrantes precisarão ter conhecimento sobre o tema, além de dedicação nos estudos e experiência em previdência complementar. Então, na hora de escolher em quem votar, os banespianos devem estar atentos às qualificações dos candidatos neste sentido e à capacidade de enfrentamento com o Santander.


Conheça o curriculo de cada um dos candidatos:


Camilo Fernandes dos Santos:


Banespiano, desde 1988, é gerente de negócios, formado em Administração, com pós-graduação em Mercado Financeiro pela Andima. Foi membro eleito do Comitê de Investimentos do Banesprev por duas gestões, diretor administrativo do Fundo e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.


Atualmente é Diretor da Contraf-CUT e da Afubesp. Atuou ativamente contra a privatização do Banespa, mesmo antes de ser dirigente sindical, e hoje participa das discussões em defesa dos participantes do Plano II, principalmente na busca de uma solução definitiva para o déficit do Plano. Possui a certificação por experiência de profissionais do ICSS (Intituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) para atuar em entidades de Previdência Complementar na área administrativa.


Walter Antonio de Oliveira:


Ingressou no Banespa em 1983 é bacharel em Ciências Econômicas, formado em 1987. Analista na Superintendência de Crédito Imobiliário, foi membro do Conselho Fiscal eleito pelos participantes do Banesprev entre 2004 e 2005, Diretor Administrativo eleito pelos participantes do Banesprev entre 2005 e 2007 e Diretor Financeiro eleito pelos participantes do Banesprev entre 2007 e 2009.


Possui a Certificação por Experiência de Profissionais do ICSS (Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) para atuar em Entidades de Previdência Complementar na área de investimentos.


Vera Marchioni:


Funcionária desde 1987, lotada na agência central, sempre participou de todas as lutas em defesa do Banespa e dos bancários em geral. Fez parte do Conselho Fiscal da Cabesp por duas gestões, foi secretária de imprensa do Corep/Direp, bem como cipeira eleita por vários mandatos. Atualmente, é diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Afubesp, além de integrar a comissão dos empregados do Santander.


Fonte: Contraf-CUT com Afubesp