quinta-feira, 5 de maio de 2011

CONSTRUINDO SONHOS, CONQUISTAS E REALIZAÇÕES

O fim da proporcionalidade nas eleições em 2002 abriu um novo ciclo na vida do SindBancários e dos trabalhadores que representa. As três últimas gestões soterraram o período anterior de direções proporcionais, marcado por disputas internas, isolamento e desperdícios de ordem financeira. Com programa e unidade de ação, o Sindicato voltou a priorizar a luta da categoria. Passados quase nove anos, o balanço é totalmente positivo, com sucessivas vitórias para os bancários, que somaram conquistas, avanços e realizações.

Com unidade nacional, autonomia, independência e com a força das mobilizações e greves, garantimos sete anos consecutivos de aumento real de salários, aumento na participação nos lucros e resultados (PLR) para todos os bancários, 13ª cesta-alimentação e licença maternidade de 180 dias, dentre outros avanços em favor dos trabalhadores.

Além de conquistas econômicas e sociais, arrancamos importantes avanços nas negociações específicas com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, bem como a importante manutenção do BANRISUL como o banco público dos gaúchos.

Mas acreditamos que ainda há muito a lutar e conquistar. Mais empregos, maior e melhor remuneração, fim do assédio moral e das metas abusivas, igualdade de oportunidades e mais segurança são prioridades para a luta cotidiana.

Defendemos também a regulamentação do sistema financeiro, a fim de definir o papel dos bancos públicos e privados e acabar com o atual processo de transferência de renda da sociedade para as instituições financeiras deste país.

Nos últimos anos, também investimos muito em comunicação e melhoramos a organização de base com a presença dos diretores do SindBancários nos locais de trabalho e o fortalecimento dos delegados sindicais nos bancos públicos. Isso é fundamental para aproximar o Sindicato de cada bancária e bancário e reforçar ainda mais a nossa luta.

Com esse trabalho coletivo, ainda realizamos sonhos para a categoria e a nossa cidade. A abandonada sede Ladeira foi revitalizada e se tornou a CASA DOS BANCÁRIOS, um moderno complexo de atendimento e prestação de serviços à categoria, que agrega cultura e lazer destinada não somente aos bancários, mas também à toda sociedade Portoalegrense. Estes serviços são prestados através da ampliação da Biblioteca e da inauguração do CineBancários. Com isso recolocamos Porto Alegre no cenário nacional enquanto polo de produção artística e cultural, promovendo amostras de filmes e documentários.

Muito mais fizemos, procurando atender cada vez melhor as bancárias e os bancários, inclusive nas suas necessidades jurídicas com a ampliação das especialidades, buscando garantir a defesa dos direitos dos trabalhadores. No esporte e lazer também aprofundamos a integração da categoria, promovendo atividades esportivas e culturais, como os campeonatos de futebol e o Piquete dos Bancários no Acampamento Farroupilha.

Os desafios são imensos para a direção que será democraticamente escolhida no processo eleitoral que está instalado no Sindicato. E nós, da ARTICULAÇÃO BANCÁRIA, estamos decididos a participar e prosseguir construindo e lutando para fazer avançar ainda mais esse ciclo vitorioso para as bancárias e bancários de Porto Alegre e Região e a classe trabalhadora.

Texto: ARTICULAÇÃO BANCÁRIA DE PORTO ALEGRE