domingo, 27 de março de 2011

A ARTICULAÇÃO BANCÁRIA HOMENAGEIA A CIDADE DE PORTO ALEGRE PELOS SEUS 239 ANOS

Origens
 A cidade de Porto Alegre foi fundada em 26 de março de 1772, quando foi criada a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois alterada para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. O povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demora na demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no então chamado Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre.

Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre se tornou a capital da capitania, com a instalação oficial do governo de José Marcelino de Figueiredo. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem sucedida de diversidade e pluralidade.


A Cidade - Porto Alegre, multicultural por natureza

Um conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos e sempre bem-vindos. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.

Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade, que é capaz de produzir e sediar eventos de grande porte, com expressão nacional e internacional, é também a capital que projetou do Estado do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho e Pato, campeões olímpicos como Daiane dos Santos e João Derly, e celebridades como a übermodel Gisele Bündchen.

Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.


Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre



Porto Alegre e a Articulação Bancária

A Articulação Bancária do RS tem uma identificação toda especial com Porto Alegre, por ter sido historicamente palco das principais atividades de luta e mobilização da categoria bancária no nosso estado. Greves, passeatas, atividades culturais e políticas são realizadas sempre pensando no envolvimento, não apenas dos bancários e bancárias da nossa Porto Alegre, mas buscando uma janela de comunicação e interatividade com a população Porto Alegrense e Gaúcha de um modo geral.

Muito nos orgulha em termos em Porto Alegre a sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região - A Casa dos Bancários - como referência internacional na construção de uma visão política e social para os trabalhadores. Além de atividades políticas que envolvem debates a respeito da melhora das condições de trabalho dos bancários e bancárias, a cultura também é evidenciada através do CineBancários e todas as outras atividades culturais realizadas pela entidade, destacando, entre outras, o piquete dos bancários no acampamento Gaúcho. 


Porto Alegre foi eleita pela Articulação Bancária para ser o palco dos principais debates relacionados à luta dos trabalhadores. A manutenção e ampliação de direitos, melhoria nas condições de trabalho,  a saúde do trabalhador, o fim do assédio moral, a igualdade de oportunidades, a segurança bancária entre outras, têm sido as principais bandeiras da ArtBan e têm norteado os debates onde a Articulação Bancária está inserida.

Por tudo isto, ressaltamos o orgulho de termos Porto Alegre como a nossa capital, uma cidade em amplo desenvolvimento, não somente urbano, mas político, social e cultural.

A Casa dos Bancários                                              












Artigo: HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE 239 ANOS DE PORTO ALEGRE
Por: Jorge Lucas (HSBC) - Diretor do Sindbancários de P.Alegre e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário