quinta-feira, 7 de abril de 2011

PAINEL PROMOVIDO PELA ARTICULAÇÃO DISCUTE OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DOS TRABALHADORES FRENTE AO GOVERNO DEMOCRÁTICO E POPULAR

Articulação Bancária realiza painel “Os trabalhadores e o governo democrático e popular: desafios e oportunidades”, na AL/RS
Aprovada por unanimidade na Plenária de Mobilização da ARTBAN, a Articulação Bancária de Porto Alegre e Região promoveu na segunda-feira, 04 de abril, no Espaço de Convergência da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o painel “Os trabalhadores e o governo democrático e popular: desafios e oportunidades”. A idéia de realização do Painel é intensificar a organização da categoria para enfrentar os próximos desafios propostos, com garra, autonomia e independência sindical, aprofundando debates e reflexões, com o objetivo de elaborar políticas e estratégias inovadoras que possam beneficiar os trabalhadores trazendo novas e maiores conquistas.
O evento teve como painelistas o Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde; o Secretário Estadual de Planejamento do RS, João Motta; a Secretária Especial de Estratégia e Inovação de Canoas, Maria Eunice Wolf; e o presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski. o Deputado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que em face de sua agenda, não pode comparecer,  enviou o seu apoio a iniciativa da ARTBAN e reafirmou sua disposição permanente e incentivo à luta dos bancários.
A abertura do painel foi realizada pelo secretário de imprensa da CONTRAF-CUT, Ademir Wiederkehr, que saudou os presentes e parabenizou a iniciativa da Articulação Bancária de Porto Alegre e Região de promover um evento democrático e participativo, aproximando os poderes Legislativo e Executivo junto aos trabalhadores. “A participação dos bancários e bancárias em fóruns de debates, reflexões e proposições como este, é o que consolida a efetiva organização dos trabalhadores. Os avanços e conquistas de nossa categoria, ano após ano, são frutos do nosso planejamento, de nossa construção programática e de nossa capacidade de conduzir e protagonizar. Tenho a certeza de que este painel contribuirá para o robustecimento da massa crítica dos trabalhadores e para a qualificação dos dirigentes da nossa categoria”, frisou Ademir.
Após a abertura, os painelistas fizeram uso da palavra expondo os diferentes pontos de vista em relação a atual conjuntura política e econômica e os desafios que governo e trabalhadores deverão enfrentar no próximo período.
O Secretário de Planejamento do RS, João Motta, apresentou uma síntese da conjuntura do atual governo, destacando que o Estado fomentará uma rede de participação popular, identificando as áreas estratégicas para as ações prioritárias de governo. Motta ressaltou que o maior desafio é equilibrar as contas públicas e avançar nas áreas em que o Estado carece de investimentos como Saúde, Educação e Tecnologia. “Temos um Estado forte, com uma sociedade crítica e com um movimento sindical organizado. Essas características fazem com que o Rio Grande possa retomar o seu lugar de destaque no cenário nacional, potencializando a força de trabalho, gerando mais empregos e desenvolvimento para todas as regiões. Não podemos virar as costas para o Brasil. Nosso governo é um governo de mudanças estruturais”, afirmou Motta.
A secretária especial de Estratégia e Inovação de Canoas, Maria Eunice Wolf, fez um resgate histórico da organização dos trabalhadores, desde a fundação da CUT até os dias de hoje, e salientou o embate dos trabalhadores contra  o projeto neoliberal. “A resistência propositiva e a disputa de hegemonia não permitiram que os trabalhadores sucumbissem frente ao poder econômico do capital, mas mantiveram viva a perspectiva dos avanços e conquistas da classe trabalhadora.” Eunice, também destacou a importância da eleição do presidente Lula e a implantação de um projeto político vitorioso, que foi além das conquistas sociais, do crescimento e da estabilidade econômica, da redução da pobreza e da miséria no país, conduziu também a primeira mulher como presidenta de nosso povo. “Os trabalhadores têm papel fundamental nesse novo momento do Brasil. Portanto não podemos abandonar nossas bandeiras de lutas históricas, e o movimento sindical atual tem este grande desafio pela frente. Precisamos estabelecer agora, qual é o papel dos trabalhadores frente aos governos. Entretanto, em âmbito federal, estadual e municipal, os governos precisam ter o compromisso permanente com os movimentos sociais” ressaltou Eunice.

Celso Woyciechowski, Presidente da CUT-RS, ressaltou que o grande desafio dos trabalhadores no cenário político atual é de resgatar o protagonismo  de luta e inserção, para que o conjunto dos trabalhadores possa contribuir nas decisões e nos rumos do estado e do país. “A conquista de um governo popular e democrático, no Rio Grande e no Brasil, não é por si só, a solução para a pauta dos trabalhadores, havendo uma grande necessidade de avanços. A qualificação, a formação e a educação são os principais pilares de sustentação desta luta e alvo principal para a organização dos trabalhadores.“ Celso ainda destacou a necessidade de inversão de prioridades dos governos, que precisam agir como indutores do desenvolvimento de políticas públicas e sociais. “Precisamos avançar e construir dispositivos democráticos de pressão junto aos governos. Para isso o movimento sindical precisa se desprender da lógica da resistência e da proposição. Se estamos sendo protagonistas, por que não avançamos?”, avalia Celso.

O presidente do poder legislativo gaúcho, Deputado Adão Villaverde resgatou o momento político do Estado e principalmente o fortalecimento do parlamento gaúcho por meio de ações que possam aproximar as forças políticas do Rio Grande do Sul. Esta integração se consolida na  elaboração e aprovação de projetos que priorizem o desenvolvimento e a retomada do crescimento econômico, que possibilitem a captação e ampliação de novos investimentos e garantam a  infraestrutura básica necessária para que o Estado posso se tornar novamente competitivo. “Os trabalhadores gaúchos têm papel fundamental nesta retomada do crescimento e desenvolvimento do Estado”, afirmou Villaverde.

Após as exposições dos painelistas, foram abertas inscrições para que os presentes pudessem realizar questionamentos sobre os temas abordados durantes as apresentações. Condições de trabalho, remuneração, economia e perspectivas de propostas de avanços para os trabalhadores foram os principais temas sugeridos para comentários dos painelistas.

















No fechamento do evento, Lúcio Paz, diretor jurídico do SindBancários e coordenador do painel, enfatizou a importância da Articulação Bancária no cumprimento do seu papel de instrumentalizar e produzir políticas e propostas que dialoguem com os anseios dos trabalhadores. “O debate proposto não se esgota apenas neste painel. É um processo contínuo e sempre será aprofundado nos fóruns da categoria. Neste contexto, a ARTBAN tem o compromisso com a construção permanente da unidade dos trabalhadores, independentemente da pluralidade de pensamentos, dialogando e assumindo o protagonismo e a vanguarda de luta da nossa categoria bancária”, ressalta o dirigente.


NOTÍCIA: Painel: "Os trabalhadores e o Governo Democrático: Desafios e Oportunidades."
TEXTO e FOTOS: Jorge Luis Lucas (ARTBAN)