sexta-feira, 15 de julho de 2011

27º CONECEF: PAUTA ESPECÍFICA E FORTALECIMENTO DA UNIDADE

Após intensa participação dos delegados e delegadas, funcionários da CEF de todo o país, foi encerrado o 27º CONECEF, realizado em São Paulo. As propostas foram definidas na plenária final. Foi aprovada a realização do próximo Conecef até o final de abril do ano que vem para reforçar a estratégia de mobilização para a negociação permanente, a organizaçao de um encontro nacional de isonomia, o fim dos correspondentes bancários e o fim do voto de minerva na Funcef, entre outras questões.

"A marca desse congresso foi a dedicação de todos os delegados e delegadas durante os debates, realizados com muita disciplina e intensa participação. As discussões nos grupos também se mostraram espaços importantes para a deliberação e consequente definição dos itens que foram levados à plenária final", afirma Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.

Os eixos definidos para a campanha específica dos empregados da Caixa foram a isonomia, a recomposição do poder de compra dos salários, melhorias no Saúde Caixa, pagamento do ticket e cesta-alimentação para todos os aposentados e pensionistas e o fim da discriminação aos empregados do REG/Replan não saldado.

Outras reivindicações definidas pelos empregados da Caixa foram a campanha unificada (mesa única da Fenaban e negociações específicas concomitantes) e a manutenção da atual formação da CEE Caixa, composta por um representante da Contraf-CUT, um representante de cada federação e um aposentado indicado pela Fenacef.


MESA PERMANENTE

Os delegados definiram pela realização do Conecef preferencialmente até o dia 30 de abril. "Isso faz parte da estratégia de fortalecer a mesa permanente de negociação como espaço para a resolução dos problemas específicos dos empregados", explica Jair.

Foi definida a manutenção do modelo de um delegado por cada trezentos empregados na base para o Conecef e indicativo para conferência de que os empregados da Caixa realizem atividades específicas durante o processo de campanha unificada.

Ainda foi aprovada a realização de um encontro nacional de isonomia em Brasília, com cada um dos sindicatos definindo sua delegação.

Será realizada também uma campanha nacional para marcação correta do ponto, atacando os problemas enfrentados pelos trabalhadores com o Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon). Outra campanha será feita para fazer valer a conquista de intervalo para todos.

Os trabalhadores aprovaram também resolução pelo fim dos correspondentes bancários e pelo apoio no Congresso Nacional do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 214/2011, de autoria do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que suspende as resoluções do Banco Central (BC) que escancaram a atuação dos correspondentes bancários.

"O 27º Conecef apontou para uma grande mobilização dos empregados. As propostas foram definidas com muita clareza e esperamos que a Caixa mostre disposição para que atenda todas as nossas reivindicações", conclui Jair.

Fonte: CONTRAF-CUT
Matéria: Júnior Barreto - Rede de Comunicação dos Bancários

segunda-feira, 11 de julho de 2011

FUNCIONÁRIOS DO BRDE APROVAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Os funcionários do BRDE aprovaram, por unanimidade, a minuta de reivindicações específicas dos empregados para a Campanha Salarial de 2011. A assembleia ocorreu nesta quinta, dia 7, no auditório do banco. Nos próximos dias, será agendada reunião com a direção do BRDE para a entrega do documento.

A pauta dos trabalhadores prevê, entre outros temas, que funcionários com idade superior a 50 anos, mediante manifestação expressa, possam parcelar as férias; a criação de uma comissão paritária para a elaboração de um plano de cargos, salários e carreiras; garantia de plano odontológico na aposentadoria e extensão do plano de saúde para os aposentados do Regulamento de Pessoal II.

Também constam itens como pagamento mensal da gratificação semestral, sem incorporação nos salários; inclusão das gratificações semestrais na base de cálculo da PLR; qualificação dos trabalhadores através de cursos; eleição direta de um funcionário para o Conselho de Administração do BRDE; possibilidade de empréstimos no retorno das férias, sem incidência de juros e parcelamento em até dez vezes e a criação de um Grupo de Trabalho contra o assédio moral, para averiguar casos existentes a partir de denúncia ao SindBancários, entre outros.

Diretor do Sindicato, Paulo Roberto Stekel ressaltou a participação dos bancários no processo de elaboração da minuta. “A pauta foi construída através das sugestões enviadas pelos funcionários do BRDE. Com certeza, o documento traduz as principais necessidades e anseios dos empregados do banco”, observa.

“Esperamos que a direção do banco discuta a pauta e esteja aberta a negociar com os trabalhadores. É fundamental que as reivindicações dos funcionários sejam contempladas, melhorando a qualidade de vida dos bancários e as condições de trabalho no BRDE”, afirma o diretor do SindBancários Sergio Teixeira.

Esclarecimentos jurídicos

O SindBancários convida todos os funcionários do BRDE para reunião na quarta, dia 13, às 18h30, no auditório do banco. Além de prestar esclarecimentos jurídicos sobre ações movidas pelos bancários do BRDE, elaboradas pelo Sindicato, o assessor Jurídico da entidade, Antônio Vicente Martins, falará sobre a nova legislação do ponto eletrônico.

Fonte: Imprensa/SindBancários