sexta-feira, 18 de março de 2011

PLENÁRIA DE MOBILIZAÇÃO DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DE PORTO ALEGRE

Em plenária realizada ontem pela Articulação Bancária de Porto Alegre, mais de 150  bancários e bancárias estiveram presentes no Salão de Festas do Sindbancários. Trabalhadores de Bancos Públicos e Privados, Dirigentes Sindicais e representantes de várias entidades dos trabalhadores confraternizaram e celebraram a aprovação da realização de um painel que versará sobre o tema: "OS TRABALHADORES E O GOVERNO DEMOCRÁTICO POPULAR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES".

O painel será realizado no dia 04.04.2011, às 18h, no Espaço de Convergência no andar térreo da Assembléia Legislativa do RS, e contará com a presença de representantes dos trabalhadores, do executivo e do parlamento. Celso Woyciechowski (Presidente da CUT/RS), Adão Villaverde (Presidente da Assembléia Legislativa), João Motta (Secretário Estadual de Planejamento do RS) e Maria Eunice Wolf (Secretária Especial de Estratégia e Inovação de Canoas), já confirmaram suas participações.

A proposta se incorpora a atual conjuntura política do Estado, que importa na preparação e na qualificação dos trabalhadores e seus dirigentes para avançar nas pautas gerais e específicas da sociedade como um todo e a disputa dos rumos e o protagonismo das necessárias transformações sociais, de forma autônoma e independente, sem atrelamento aos partidos e aos governos.

Nesse sentido, devemos aprofundar debates, reflexões e elaborar políticas e estratégias inovadoras, sob eixos como as reformas e a pauta da classe trabalhadora e a organização, a estrutura e a sustentabilidade sindical. Outro destaque é o da construção permanente da unidade dos trabalhadores, que, via reflexa, influi na efetividade da mobilização, da luta e de seus resultados.

Antes de saborear o jantar, os presentes puderam ouvir algumas das lideranças da ARTICULAÇÃO BANCÁRIA RS se pronunciarem sobre as novas propostas e encaminhamentos que, no nosso entendimento, se fazem necessárias diante deste novo período político, não somente no Estado mas também no País.

Ademir Wiederkehr (Santander), diretor da CONTRAF-CUT, ressaltou a importância do fortalecimento da luta dos trabalhadores, principalmente do Ramo Bancário, como ferramenta de ampliação das conquistas e direitos. Além da valorização das pessoas, sejam funcionários ou clientes, as empresas do ramo financeiro precisam investir ainda mais em segurança e melhoria das condições de trabalho e atendimento.

Pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Loricardo de Oliveira, diretor financeiro da entidade, enfatizou a importância dos bancários dentro do conjunto da classe trabalhadora e o papel fundamental que a nossa categoria exerce nos rumos do desenvolvimento social e financeiro do país.

Carlos Augusto Rocha (Banrisul), diretor da FETRAFI-RS, lembrou da expectativa sobre os rumos do Banrisul neste novo período e o papel importantíssimo dos BANRISULENSES na condução da entidade em conjunto com a nova diretoria recém impossada.


O também diretor da FETRAFI-RS e funcionário da Caixa Econômica Federal, Devanir Camargo, registrou a importância da luta dos bancários do setor público e as conquistas significativas da categoria por um todo, que somente foram possíveis com muita luta e disposição e que devem ser cada vez mais ampliadas.

Pedro Loss (BB), diretor do Sindbancários-Poa, enfatizou o poder de organização da categoria bancária e a necessária  disposição e mobilização de todos os bancários e bancárias nas demandas e lutas por melhores condições de trabalho e remuneração.

O diretor da FETRAFI-RS e Sindbancários, Lúcio Paz (HSBC), lembrou da importância da organização dos trabalhadores e do movimento sindical como ferramenta para o avanço das conquistas, ampliação dos direitos dos bancários e bancárias, da construção permanente da unidade classista e dos desafios impostos a este novo cenário político.



Após os encaminhamentos formais da plenária os convidados saborearam um suculento churrasco e confraternizaram em mais um evento de sucesso, que contou com a presença de militantes e simpatizantes da ARTICULAÇÃO BANCÁRIA DO RS.






Nenhum comentário:

Postar um comentário