quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

21/12/2011 

Contraf-CUT participa da reunião do GT Saúde do Trabalhador da Caixa 

A Contraf-CUT, federações e sindicatos participam nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, da última reunião em 2011 do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Trabalhador com a Caixa Econômica Federal, em Brasília. Os representantes dos trabalhadores cobram avanços nas questões relativas ao Saúde Caixa e nos temas referentes aos normativos de saúde do trabalhador RH052 (relativo a afastamentos por acidente de trabalho) e RH025 (que trata de afastamentos por doenças comuns).

Segundo Plínio Pavão, empregado da Caixa e secretário de saúde do trabalhador da Contraf-CUT, neste ano foram conquistados avanços importantes como a renovação do acordo coletivo e a inclusão de uma série de medidas que constarão no plano de saúde a partir de 1º de julho do próximo ano, como a cirurgia retrativa (miopia, estigmatismo e hipermetropia), isto sem que outros procedimentos precisem ser exclusos.


"Apesar disso, esperamos que desta vez a empresa possa resolver os demais problemas apresentados. Fechamos mais um ano com superávit e esperamos utilizá-lo para melhoria do plano", afirma Plínio. "Além disso, a Caixa comprometeu-se em aprofundar o debate, inclusive no âmbito do GT Saúde Caixa, sobre todos os itens relacionados pelos empregados como importantes para a melhoria do programa", completa.


Em relação ao RH052, diversos pontos de consenso já foram alcançados entre as partes em mesas de negociação anteriores. No entanto, os representantes do banco afirmaram que precisariam submeter alguns itens reivindicados pelos bancários à aprovação da direção, mas isso foi impossível por conta da troca, na época, da diretoria do banco.


Quanto às discussões sobre a RH025, diversos itens devem ser aperfeiçoados para garantir que os empregados com incapacidade para o trabalho possam gozar o afastamento de maneira que seus direitos sejam respeitados.


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário